top of page


Redes Sociais e Novas Sociabilidades: os usos do Facebook por jovens de Forquilha – CE
Autora:
Antonia Zeneide Rodrigues
Síntese: Na presente publicação, o leitor se deparará com um dos temas de maior interesse na atualidade – as redes sociais, mas especificamente, o Facebook. Na tentativa de analisar os usos que a juventude escolar, faz dessa rede social como forma de socialização. Problematizando sempre em que sentido podemos nos referir à s redes sociais como uma nova forma de relação social, quando comparadas com as tradicionais formas definidas em termos de relação face a face, ou seja, presenciais. A autora defende como tese geral que a sociabilidade juvenil em meio à s redes sociais encontra nas próprias relações sociais e materiais seu principal substrato fundacional, não se consistindo numa esfera autônoma da realidade, chegando a essa conclusão através de um uso combinado de técnicas de pesquisa que lhe propiciaram auferir aos sujeitos da pesquisa um determinado uso particular que fazem do Facebook.
Editora: CARAVELA SELO CULTURAL

Um grito no ar
Comunicação e criminalização dos movimentos sociais
Autores:
Elen Cristina Geraldes, Ruth de Cássia dos Reis, Janara Kalline Leal Lopes de Sousa e Vanessa Negrini
Síntese: Este livro é resultado da contribuição de pesquisadores e militantes de diversas áreas que aceitaram o convite de uma chamada pública em busca de compreender os limites, possibilidades e impactos da relação entre comunicação e movimentos sociais no Brasil e em alguns outros paÃses da América Latina. As visões e análises aqui reunidas mostram uma história de exclusão de inúmeras vozes do debate polÃtico, econômico e social, provindas de organizações populares ou dos chamados segmentos minoritários mobilizados em torno de lutas contra diversas formas de exploração e discriminação. Mais do que o registro do momento histórico ou uma crÃtica à atuação midiática, estabelece-se um convite a novas leituras. Algumas pistas mostram-se férteis, sobretudo a análise das estratégias discursivas dos veÃculos, que falam e calam em busca de determinados efeitos, e o diálogo no âmbito das redes sociais.
Editora: FAC Livros - Faculdade de Comunicação Da Universidade De BrasÃlia

11 de março
Autor:
João Paulo Hergesel
Síntese: O mundo é cruel. Se determinado ser ou situação não se enquadra nos padrões éticos e estéticos impostos pela sociedade, surge a rejeição. Com a Literatura, também é assim: torna-se preciso amordaçar a criatividade para que os crÃticos aceitem engolir a logorreia vomitada pelo autor. Sim, até para vomitar, a beleza é necessária. Mas nem tudo que é belo é confortável. Este é justamente o propósito da arte: provocar desconforto. 11 de março, portanto, reúne contos assim: perturbadores. A única instrução válida para apreciar a obra é que o leitor se prepare para sofrer: chorar, orar, sentir dó, dor, dormir e ter pesadelos com casos de terrorismo, maus tratos, abuso sexual, canibalismo e outros temas que não se preocupam com a polÃtica do bom cidadão.
Editora: Penalux

Aproveita, Julieta! (2.a edição)
Autor:
João Paulo Hergesel
Síntese: Um presente de Natal em forma de livro, Aproveita, Julieta!, cuja primeira edição foi lançada em dezembro de 2015, reúne os melhores poemas (desde tentativas de sonetos clássicos a versos livremente contemporâneos) escritos ao longo da vida de Hergesel. São textos premiados em concursos literários ou pertencentes ao intimismo do autor, mas que abordam situações românticas, temas sociais e outras possÃveis abordagens em forma de verso.
Editora: Jogo de Palavras

Beijos de chocolate branco
Autor:
João Paulo Hergesel
Síntese: OlÃvia tem três manias: ler dicionários, ouvir músicas em espanhol e escrever no pensamento. Tem dois desejos: engordar e viver apaixonadamente ao lado do melhor amigo. Mas tem um problema: ele não está tão a fim dela. Beijos de chocolate branco é uma história com acontecimentos inesperados – em pleno Dia dos Namorados, combinado com festa junina e Copa do Mundo – que promete agradar aos que gostam de uma açucarada ficção juvenil.
Editora: Jogo de Palavras

Como calar a boca de um dragão?
Autor:
João Paulo Hergesel
Síntese: Uma princesa vilã e um dragão bonzinho não são personagens muito comuns em contos de fadas. Mas quando o dragão é um animal de estimação que só sabe resmungar o dia todo, a paciência da princesa adolescente não consegue suportar tanto chororô. As tentativas de se livrar do animal gigante que mora nos fundos de seu palácio fazem com que a garota mescle o mundo contemporâneo da floresta encantada com o universo mágico da internet, mesmo que os resultados não sejam tão satisfatórios quanto as expectativas.
Editora: Jogo de Palavras

Comunicação, arte e culturas: (re)leituras e (re)flexões
Autores:
Míriam Cristina Carlos Silva e Paulo Celso da Silva
Síntese: Este livro se inicia com um diálogo entre Ciro Marcondes Filho, Vilém Flusser e Michel Serres, com os conceitos de Metáporo, inaturalidade da comunicação e Flexibilidade. A seguir, apresentam-se aspectos da obra de Philadelpho Menezes e sua visão acerca da cultura globalizada e midiatizada. Na sequência, elabora-se uma reflexão sobre as relações entre diversos campos de conhecimento e suas imbricações no fazer artÃstico e tecnológico. Em seguida, unindo o artista Robert Mapplethorpe e o filósofo Vilém Flusser, pensa-se sobre a relação entre Arte e Comunicação. Em outro capÃtulo, Oswald de Andrade e Eduard Kac são colocados lado a lado para falar sobre a obra Uirapuru. Nas últimas páginas, propõe-se o Manifesto da Contemporaneidade, não para fechar o livro, mas para abrir novos caminhos.
Editora: Jogo de Palavras

Comunicação, Cultura e Visualidades
Autores:
Ana Luiza Coiro Moraes e Simonetta Persichetti
Síntese: Esta obra reúne trabalhos criados no âmbito do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Visualidades, certificado pelo CNPq, cujo propósito é a discussão acerca da interlocução entre os estudos sobre a cultura e os vários significados da imagem, seja fixa ou em movimento. Trata-se de artigos que se desenvolvem a partir da perspectiva da comunicação contemporânea, reunidos em dois capÃtulos temáticos principais: 1) Cultura e identidade; 2) Visualidades contemporâneas.
Editora: Cásper LÃbero

Corpo sem cabeça:
O tipógrafo-editor e a Petalógica
Autor:
Bruno Guimarães Martins
Síntese: É um fato reconhecido que a tecnologia do impresso se instala tarde no Brasil. Relaciona- se frequentemente esta chegada tardia da imprensa ao atraso do letramento que adentrara o século XXI mantendo altos Ãndices de analfabetismo que ainda continuam a caracterizar o paÃs. Poucos conhecem a fascinante história de Francisco de Paula Brito (1809-1861), editor pioneiro do Brasil Império, que além de livros e jornais como A Mulher do SimplÃcio (1832) e A Marmota na Corte (1849) implantou uma cultura letrada através de uma viva produção de anúncios, folhas, santinhos, estampas, marmotas e pasquins que inauguraram se não uma esfera pública, certamente um ambiente de impressos propÃcio à circulação de frases e textos com a desenvoltura da comunicação oral. A livraria de Paula Brito foi o berço da polêmica Sociedade Petalógica que sob o mote “contrariar os mentirosos, mentindo-lhes” semeou um debate público cético e jocoso de inédita liberdade. A partir de uma perspectiva de história material da mÃdia, Corpo sem Cabeça faz uma análise aguda e importante do momento de inauguração de um espaço “letrado”, advindo da intersecção entre o sistema oral fortemente consolidado e as possibilidades de uma nova dinâmica gráfica que, alavancada pelo avanço da tipografia, demarcam o lugar e a particularidade do literário na instalação e no desenvolvimento da imprensa no Brasil.
Editora: Editora UFMG

Eterno inverno
Autores:
João Paulo Hergesel e Érica de Oliveira
Síntese: Nada se compara à sensação de sair de casa e sentir o vento gelado da manhã nos envolver em um abraço interminável. Jaquetas de couro e casacos de moletom nos esquentam por fora; xÃcaras de café e de chocolate quente nos aquecem por dentro; mas são as relações de afeto que nos acalentam intimamente, durante as semanas frias de uma estação enevoada. Nesta antologia, escritoras e escritores de LÃngua Portuguesa a narram – seja em prosa, seja em verso – suas experiências hibernais.
Editora: Jogo de Palavras

Interfaces do Midiativismo: do Conceito à Prática
Autores:
Antônio Augusto Braighi, Cláudio Humberto Lessa e Marco Túlio Pena Câmara
Síntese: Composto por 51 capÃtulos, o propósito do e-book é fomentar as discussões acerca do conceito de Midiativismo e estimular análises das diversas iniciativas do gênero que vêm sendo empreendidas no Brasil e no mundo ao longo dos últimos anos. Nesse sentido, visa-se alargar os horizontes do campo, potencializando tanto o pensar crÃtico/aprofundado sobre o Midiativismo, quanto o empreendimento de ações diretas mediatizadas – senão a visibilidade de tantas iniciativas que já estão a ocorrer.
Editora: CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)

Literatura de outono
Autores:
João Paulo Hergesel e Érica de Oliveira
Síntese: O outono é a estação caracterizada por suas amenidades. Nem tão quente quanto o verão, nem tão gélida quanto o inverno. É época de inÃcio de mudanças, recomeços. Com esta outonal antologia, será possÃvel fazer um passeio em meio a prados amarronzados, tapetes de folhas, odores amadeirados. Será possÃvel também entender como essa estação tão encantadora pode ser, ao mesmo tempo, suave e intensa. Cada texto é como o despetalar de uma rosa, que, ao final, trará paz e inquietude.
Editora: Jogo de Palavras

MÃdia, narrativa e estilo: literatura, cinema, videoclipe e telejornal
Autores:
João Paulo Hergesel e Míriam Cristina Carlos Silva
Síntese: Este livro apresenta uma compilação de estudos sobre narrativas produzidas em diferentes mÃdias e com seus estilos particulares. No primeiro capÃtulo, averÃgua-se a utilização das propostas teóricas de Italo Calvino na obra literária de Adriana Lisboa. No segundo, verifica-se de que forma a antÃtese é utilizada como recurso poético em uma cena do filme de Lasse Nilsen. No terceiro, investiga-se a aplicação do estruturalismo narratológico de Tzvetan Todorov em um videoclipe de Thalles Cabral. No quarto, examina-se o estilo utilizado em diferentes telejornais de uma mesma emissora para noticiar a Operação Carne Fraca. Ao propor tais análises, estes estudos buscam demonstrar a relevância da Narratologia e da EstilÃstica para a Comunicação, sobretudo no campo das narrativas midiáticas contemporâneas.
Editora: Jogo de Palavras

Narrativas midiáticas infantis e juvenis: idolatria, literatura e websérie
Autor:
João Paulo Hergesel
Síntese: Este livro apresenta uma compilação de estudos focados em narrativas para crianças e adolescentes, em diferentes mÃdias e com estilos diversos. No primeiro capÃtulo, examina- se a construção do mito e do Ãdolo cibernético, a partir de uma websérie. No segundo capÃtulo, investiga-se a função de figuras de estilo relacionadas ao imaginário, em variadas obras literárias. No terceiro capÃtulo, averÃgua-se a presença do jovem enquanto produtor de narrativas, tomando como objeto de estudo uma websérie de ficção cientÃfica. Nos apêndices, reúnem-se entrevistas com os atores Thalita Meneghim e Thalles Cabral, corpus dos trabalhos realizados. Ao propor tais análises, estes estudos buscam demonstrar a relevância da Narratologia e da EstilÃstica para a Comunicação, sobretudo no campo das narrativas midiáticas infantis e juvenis.
Editora: Jogo de Palavras
Página
2
bottom of page