top of page
O-modelo-praxiologico.png

O modelo praxiológico e os desafios da pesquisa em comunicação  

Autores:

Vera Veiga França e Paula Simões

Síntese: Este livro reúne textos apresentados em um evento organizado para celebrar os 20 anos do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS / UFMG). A proposta foi discutir questões e desafios que se colocam nas pesquisas em Comunicação – apontando para contribuições que o próprio grupo e seus interlocutores podem trazer para o campo da comunicação. O texto que abre o livro – De um modelo epistemológico da comunicação a um modelo praxiológico, de Louis Quéré – constitui uma referência central para concepção interacional de comunicação assumida pelo GRIS. Essa perspectiva entende a comunicação como uma ação conjugada entre sujeitos que é realizada por meio da linguagem, como um processo de produção e troca de sentidos instaurados pelos interlocutores nas redes de relações que se estabelecem em diferentes contextos sociais. 

Editora: Meridional Ltda. (Editora Sulina)

O-parque.png

O parque: antologia de contos juvenis (por escritores paulistas nascidos na década de 1990)  

Autor:

João Paulo Hergesel

Síntese: Yuri quer perder o BV e Dirceu precisa esquecer a ex. Caio tem de localizar um diamante perdido e Ney se esforça para manter a própria vida. Em outras paisagens, um grupo de adolescentes explora brinquedos abandonados, enquanto uma garota precisa lidar com um unicórnio assustador. O parque abriga, em suas seis histórias, o dark e o happy, o real e o fantástico, o lúdico e o abstrato, a arte e o movimento. É uma excursão, sem direito à volta, para um universo que reúne o melhor da ficção para adolescentes, nas palavras sensíveis de jovens escritores que vêm se destacando na literatura paulista contemporânea.

Editora: Jogo de Palavras

Pode-beijar-a-noiva.png

Pode beijar a noiva 

Autores:

João Paulo Hergesel

Síntese: Narrativas são comumente formadas por um enredo, com personagens que executam ações dentro de um espaço e um tempo. Nas micronarrativas que compõem este livro, todos esses elementos são condensados no mínimo possível de caracteres. Poucas palavras são capazes de promover paixões, despertar saudades, desmanchar casamentos, e até mesmo personificar moinhos. Pode beijar a noiva Ã© um convite para um matrimônio literário que ocorre no horário e no local que o leitor desejar.

Editora: Jogo de Palavras

quem-disse.png

Quem disse que não te entendo?

Autor: 

João Paulo Hergesel

Síntese: Trata-se de um romance juvenil que aborda a prática de esportes, o convívio interpessoal, a saúde mental do jovem, a perda de um ente querido, a descoberta do primeiro amor e a problemática do tráfico de animais, além da necessidade de se crer na fantasia para adoçar a crueza da realidade adolescente. Este projeto tem como objetivo geral despertar o leitor para discussões de cunho social que atravessam o contexto cultural do adolescente contemporâneo. Dentre os objetivos específico encontram-se: apresentar a prática esportiva como relevante para o bem-estar do jovem; discutir a dismorfofobia e outros distúrbios comuns a adolescentes; demonstrar como a faixa etária lida com a explosão de sentimentos intensificados. (Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura).

Editora: Editora Patuá

Textualidades midiáticas 

Autores:

Bruno Leal, Carlos Alberto Carvalho e
Geane Alzamora

Síntese: Este livro reúne um conjunto de artigos de professores filiados à linha de pesquisa “Textualidades Midiáticas” do programa de pós-graduação em Comunicação da UFMG. Inicialmente publicado na Espanha os artigos ali reunidos encontram-se disponíveis gratuitamente na web e pretendem alimentar a discussão sobre a pesquisa em comunicação. Dialogando com conceitos e teorias já estabelecidos no campo, os artigos procuram tensionar a partir das experiências dos pesquisadores a noção de textualidade midiática que não desvincula uma ampla noção de texto de suas dimensões materiais de produção, assim como de sua situação histórico-social.

Editora: Selo PPGCom / UFMG

textualidades.png
tinha-um-editor.png

Tinha um Editor no Meio do Caminho: Questões Contemporâneas de Edição, Preparação e Revisão Textual

Autor: 

José de Souza Muniz Jr.

Síntese: O livro Tinha um editor no meio do caminho Ã© fruto da trajetória transdisciplinar do autor, graduado e mestre em Comunicação e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Reúne diferentes perspectivas de análise sobre o trabalho de mediação editorial realizado pelos profissionais da cadeia do livro, sobretudo aqueles dedicados aos ofícios de edição, preparação e revisão de textos. A obra, constituída por cinco capítulos,abrange reflexões teóricas, metodológicas e empíricas sobre a “longa e tortuosa estrada que separa e une o publicável do efetivamente publicado”, nas palavras do autor. A obra, que faz parte do selo acadêmico Artigo A, conta ainda com o prefácio da profa. dra. Luciana Salazar Salgado, da UFSCar.

Editora: Gulliver Editora

Um perfume chamado Dri

Autor: 

João Paulo Hergesel

Síntese: Adriana, ou Dri, se você preferir, é a protagonista desta história. Uma menina romântica, indecisa e, como ela mesma diz, rainha das esquisitices. Angústia, aventura, lágrimas e amor fazem parte da vida de todo adolescente. Aqui não será muito diferente. Acrescente um pouco de confusão, uma dose de magia (pode acreditar, magia, sim!) e... uma estranha previsão feita por uma macaca vidente. Achou esquisito? Mágico? Surpreendente? Veja você mesmo! 

Editora: Aaatchim! Editorial

um-perfume-chamado.png
vertentes-agencia.png

Vertentes Agência de Notícias –Educomunicação e jornalismo regional em Minas Gerais

Autores: 

Filomena Maria Avelina Bomfim, Enoi Miranda Barbosa Mendes e Marcelo Mauricio Miranda

Síntese: Trata-se de uma coletânea de oito artigos científicos reunidos em 130 páginas que discorrem sobre experiências no jornalismo regional na região Campo das Vertentes em Minas Gerais, por meio da VAN – Vertentes Agência de Notícias, que constitui um programa de extensão do curso de Jornalismo, da Universidade Federal de São João del- Rei (UFSJ). O princípio que une os trabalhos é a Educomunicação, com foco na promoção do uso dos meios de comunicação de forma colaborativa e comprometida com o desenvolvimento regional. Este e-book tem a honra de apresentar as experiências de uma agência de notícias regional mineira que, em sua essência, não apenas alimenta a mídia das Vertentes com notícias de interesse da comunidade local, mas também a coloca em contato com questões internacionais que, de certa forma, repercutem no cenário regional mineiro.

Editora: Revolução Ebook Ltda.,

vivi.png

Vivi

Autor: 

João Paulo Hergesel

Síntese: Vivi é um balão que flutua livremente, mas se sente aprisionada pelas próprias emoções. Esse cenário muda quando conhece Amora, que vive trancada em uma caixa, mas demonstra compreender o universo dos sentimentos alheios. Mesmo distantes, Vivi e Amora constroem uma amizade firme e duradoura, numa amostra de que não é preciso estar presente fisicamente para marcar presença na vida do próximo.

Editora: Jogo de Palavras

a-pacificacao-dos.png

A “pacificação” dos sentidos: mídia e violência na cidade em disputa

Autor: 

Kleber Mendonça 

Síntese: O livro é fruto de uma pesquisa financiada por CNPq e FAPERJ que, em 6 anos, analisou as coberturas do telejornal RJTV - da TV Globo entre 2010 e 2013. Questionando a atuação da emissora durante as ações de ocupação militar e “pacificação” de algumas favelas do Rio de Janeiro, o livro percebe uma dupla interação discursiva: uma parceria da TV com as instituições de Estado e uma interpelação sedutora de sua audiência. Tal trama discursiva revela o papel político da TV Globo de buscar o acatamento da população às ações implementadas, inclusive as que ignoravam princípios constitucionais e garantias democráticas. Em paralelo, o livro evidencia, nas margens dos discursos, breves lampejos de sagacidade dos moradores das favelas que, mesmo em desigualdade hierárquica, foram capazes de inserir, nos textos, marcas de singularidade e de resistências criativas.

Editora: Editora Caravanas

comunicacao-e-politica.png

Comunicação e Política: EBC e o impeachment do governo Dilma

Autores:

Álvaro Nunes Larangeira,Moises Cardoso,Franco Iacomini Jr e Tarcis Prado Jr

Síntese: Esta obra reúne artigos de diversos pesquisadores de comunicação sobre a relação da EBC com os principais personagens da cena política no processo de impeachment em 2016: Dilma Rousseff, Michel Temer e Sérgio Moro. Os três influenciaram a estatal de comunicação a sua maneira e é a visada sobre este assunto que o texto traz em cada um de seus capítulos, a saber: 1. Dilma, Temer e Moro: as três faces de um triângulo escaleno; 2. O processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff: uma análise das epígrafes da Empresa Brasil de Comunicação; 3. Duas faces de um governo: uma análise dos textos da Empresa Brasil de Comunicação sobre o presidente Michel Temer em seu período de interinidade; e 4. Moro na EBC: reflexões do imaginário sobre o juiz Sérgio Moro na cobertura da Empresa Brasil de Comunicação.

Editora: Novas Edições Acadêmicas

deus-foi-dormir.png

Deus foi dormir: histórias de vida da favela Cidade de Deus

Síntese: O livro é resultado do Projeto Experimental de conclusão do curso de Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O trabalho teve como foco de abordagem a violação dos Direitos Humanos fundamentais dos moradores da Cidade de Deus, em Campo Grande (MS). O livro é composto por prefácio, prológo e por nove capítulos divididos em três partes. Na primeira parte, estão construídos os capítulos que narram o processo de formação da favela. A segunda parte do livro-reportagem trata do cotidiano da Cidade de Deus e o que compõe a sua estrutura física e comunitária, além das histórias dos dramas humanos vividos. Por fim, a última parte procura abordar o processo de remoção dos moradores, assim como a situação atual e criação de outras favelas inabitáveis a partir da Cidade de Deus.

Editora: Edições Terceira Via

Autor: 

Iago Porfírio

elas-amam-o-que-fazem.png

Elas Amam o que Fazem: Perfis de Mulheres Jornalistas

Autora: 

Renata Carraro

Síntese: Elas amam o que fazem: perfis de mulheres jornalistas Ã© o terceiro livro do projeto“Jornalistando”, organizado por Renata Carraro, junto com seus alunos do sexto semestredo curso de Jornalismo das Faculdades Rio Branco. Quinze mulheres, jornalistas, em diferentes momentos da profissão – como Eliane Brum, Regiane Ritter e Adriana Carranca – são perfiladas por outras meninas e meninos no início de suas carreiras como jornalistas. Os perfis, da forma como foram escritos, apresentam esforços que culminam no encontro e na troca entre repórteres e perfiladas e na prática da alteridade entre ambos.Elas amam o que fazem sucede Não é aventura, é reportagem: jornalistas e cobertura de conflitos (In House, 2013) e Jornalismos: histórias de uma arte plural (In House, 2015), que juntos, os três livros, já publicaram mais de 40 perfis de jornalistas de diferentes veículos e áreas de atuação.

Editora: In House

mockup-livro-espistemoogia.png

Epistemologias do Telejornalismo Brasileiro

Autores: 

Iluska Coutinho, Carlida Emerim e Cristiane Finger

Síntese: Sétimo volume da coleção Jornalismo Audiovisual (Insular) o livro Epistemologias do Telejornalismo Brasileiro está estruturado em três seções: O telejornalismo como campo social e de pesquisa; Olhares e escutas: métodos para experimentar o telejornalismo; Práticas, o saber fazer do jornalismo audiovisual. Ao todo são 22 capítulos assinados por um coletivo de 33 doutores, em que desenvolvem suas pesquisas em 15 estados, com representação de todas as regiões brasileiras: Sul (09); Sudeste (11); Centro-Oeste (5); Nordeste (6); Norte (1). Os autores são professores e pesquisadores de 22 instituições de ensino diferentes, o que torna nossa produção também plural, representativa de diferentes localidades e saberes. A organização da obra, uma produção dos pesquisadores do GP Telejornalismo da Intercom e da rede TELEJOR é assinada porCárlida Emerim, Cristiane Finger e Iluska Coutinho.

Editora: Insular

Página

3

bottom of page